terça-feira, 12 de outubro de 2010

Portugal regressa ao Conselho de Segurança da ONU



Os 192 estados membros da ONU elegeram hoje a Índia, África do Sul, Colômbia e Alemanha para um mandato de dois anos no Conselho de Segurança das Nações Unidas.

A Alemanha, ao receber 128 votos na primeira volta da votação, obteve a maioria de 2/3 que lhe garantiu imediatamente um dos dois lugares disponíveis no grupo geográfico da "Europa Ocidental e Outros Estados".
Portugal e o Canadá, com 122 e 114 votos, respectivamente, tiveram de submeter-se a uma segunda volta.
Como os votos do Canadá caíram para 78 nesta segunda volta, o embaixador canadiano retirou a candidatura do seu país. Mesmo assim recebeu 32 votos na terceira volta que foi, incontestavelmente, ganha por Portugal com 150 votos.
Recorde-se que José Sócrates fez campanha por Portugal na sua recente viagem aos EUA.

Assim Portugal juntou-se aos quatro membros já eleitos que vão iniciar o mandato em 1 de Janeiro de 2011. É a terceira vez que tem assento neste conselho.


O Conselho de Segurança é o órgão da ONU que detém o poder de impor sanções e deslocar forças de manutenção da paz.
É composto por cinco membros permanentes — China, Estados Unidos, Federação Russa, França e Reino Unido — e dez membros eleitos.
Só os membros permanentes, os vencedores da segunda guerra mundial, têm direito de veto. Mas os outros também têm algum poder porque são necessários 9 votos e nenhum veto para uma resolução ser aprovada.

Os membros que terminam o mandato no final de 2011 são a Nigéria, Gabão, Brasil, Bósnia e Líbano.
Os membros hoje eleitos vão substituir o Japão, Uganda, México, Áustria e Turquia, respectivamente, que terminam o mandato no final deste ano.

Continua a não haver consenso em torno do alargamento do Conselho de Segurança de modo que o Brasil, Índia, Japão e Alemanha passem a ser membros permanentes, apesar do peso económico destas nações no actual contexto mundial. Mormente a Alemanha que é um dos maiores contribuintes da ONU.





Sem comentários:

Enviar um comentário