segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

O pântano I - O processo Face Oculta



O ex-presidente da República Jorge Sampaio, atestou hoje no Tribunal Central de Instrução Criminal, em Lisboa, "o alto valor moral e a grande capacidade técnica" do arguido do processo Face Oculta José Penedos.

Questionado sobre o facto de José Penedos ter recebido presentes quando era presidente da REN, uma das questões de que é acusado, Jorge Sampaio referiu: "Há presentes e presentes. Recebi centenas e ninguém pode dizer que influenciaram qualquer das minhas decisões”. A testemunha lembrou ainda que a maior parte dos presentes "são mera cortesia (...) quem é influenciado e afectado por eles, é porque não tem capacidade moral". Jorge Sampaio admitiu ser amigo de José Penedos.

Outra das testemunhas arroladas por José Penedos foi o ex-comissário europeu António Vitorino, que não prestou declarações aos jornalistas.

A instrução é uma fase processual facultativa destinada a rebater os argumentos do Ministério Público e tentar evitar a ida a julgamento.

José Penedos foi acusado de dois crimes de corrupção e dois de participação económica em negócios, que envolvem também o seu filho Paulo Penedos, com o empresário da sucata Manuel José Godinho, o único dos arguidos em prisão preventiva.
O processo Face Oculta investiga alegados casos de corrupção e outros crimes económicos de um grupo empresarial de Ovar, que integra a O2-Tratamento e Limpezas Ambientais, liderado por Manuel José Godinho.


Sem comentários:

Enviar um comentário