sábado, 12 de fevereiro de 2011

A Idade da Web


Antes do uso da escrita, a vida das comunidades humanas só é conhecida através das armas e utensílios que usavam. A partir dos materiais usados no seu fabrico, dividem-se os tempos pré-históricos em:
  • Idade da Pedra;
  • Idade dos Metais.

Já os tempos históricos costumam dividir-se por acontecimentos notáveis:
  • História Antiga, desde o uso da escrita até 476, ano da queda do Império Romano do Ocidente;
  • História Medieval, ou Idade Média, desde 476 até 1453, ano da queda do Império Romano do Oriente;
  • História Moderna, desde 1453 até 1789, início da Revolução Francesa;
  • História Contemporânea, desde 1789 até 25 de Dezembro de 1990, dia em que Tim Berners-Lee estabeleceu a primeira comunicação entre dois computadores, um servidor e um cliente, usando o HTTP, através da Internet;
  • História da Word Wide Web, a partir de 1990.

Estamos a presenciar o nascimento de um novo tempo histórico: a Idade da Web.


A Internet é uma rede de cabos e computadores regida por protocolos






Timothy Berners-Lee, físico britânico, investigador de Ciência da Computação e professor do MIT, estabeleceu a primeira comunicação entre dois computadores, um servidor e um cliente, usando o HTTP (Hypertext Transfer Protocol) através da Internet.





Em Março de 1989 enviou aos seus colegas do CERN (Conseil Européenne pour la Recherche Nucléaire) um documento com a proposta.

Foi neste computador NeXT do CERN que Berners-Lee criou dois softwares essenciais: o editor-navegador para produzir e ler o hipertexto dos documentos HTML (Hypertext Markup Language) guardados em computadores da Internet e o programa para enviar a informação, chamado servidor.
O editor-navegador foi chamado WorldWideWeb e este computador histórico, concebido pela NeXT, uma empresa de Steve Jobs, tornou-se no primeiro servidor web mundial.


Sem comentários:

Enviar um comentário