terça-feira, 1 de março de 2011

Ministro alemão demite-se após acusações de plágio na tese de doutoramento


"O ministro da defesa alemão, Karl-Theodor zu Guttenberg, demitiu-se hoje, na sequência de acusações de plágio na sua tese de doutoramento."

Guttenberg era o ministro mais popular da coligação de centro-direita e também a grande esperança do seu partido, a União Social-Cristã (CSU) da Baviera, para vir a suceder a Merkel, a médio ou a longo prazo.
Confrontada com numerosas provas de plágio na tese, a Universidade de Bayreuth já lhe havia retirado o grau de doutor em Direito. E na semana passada, Guttenberg tinha admitido que cometera "graves erros" no seu trabalho académico devido aos seus inúmeros afazeres e renunciara ao título.
No entanto, a chanceler alemã Angela Merkel procurou defender Guttenberg, contra as exigências da oposição e até de personalidades do seu partido para o demitir, afirmando que tinha nomeado "um ministro da Defesa e não um assistente académico".

Mas o mundo académico mostrou o seu desagrado a Angela Merkel em carta aberta subscrita por mais de 50 mil docentes e doutorandos, onde exigiu a demissão do ministro por considerar o plágio "uma vergonha". Nem mais!
Pelos vistos a academia alemã está de boa saúde e recomenda-se.


A opinião dos outros:

pedro69 01 Março 2011 - 13:20
Inglês técnico num domingo, professor recompensado com tacho público, universidade fechada
"O mundo académico também não escondeu o seu desagrado, e em carta aberta a Angela Merkel, subscrita por mais de 50 mil docentes e doutorandos, exigiu a demissão do ministro, considerando o plágio 'uma vergonha'".
Na Alemanha a sociedade exige, em Portugal isto não podia acontecer porque o Estado é omnipotente e todos têm medo de represálias pequenas ou grandes.

ocart 01 Março 2011 - 13:39
Vem...
... para Portugal pois por cá isso é irrelevante...

ABemDaNacao 01 Março 2011 - 14:52
Este Ministro em Portugal...
... teria feito o caminho todo até ao topo!

pintalves 01 Março 2011 - 15:09
Absolutamente hilariante
Isto pega-se, afinal não é só aqui em Portugal que se passam estas aberrações. Lá no estrangeiro, onde tudo parece perfeito, afinal não é.
Contudo existe um senão que faz toda a diferença. Parece que as pessoas, têm vergonha na cara e fazem o que deve ser feito... demitem-se. Aqui, não senhor! Na bananalândia existem diplomas de licenciatura passados ao domingo, mestrados feitos em 2 meses no país do tio Sam e nada se passa... Vergonhosamente inqualificável.


Sem comentários:

Enviar um comentário