quarta-feira, 25 de maio de 2011

Os resultados de todas as eleições legislativas


O Negócios tem desenvolvido um trabalho de pesquisa sobre temas relevantes nos domínios económico, financeiro e político que nenhum cidadão luso deve desconhecer, informando através de infografias.

Algumas têm tal valor informativo que merecem ser consideradas de antologia. Como esta, que aqui se republica e que guarda os dados de todas as eleições legislativas da 3ª República, permitindo o acesso à percentagem de votos e ao número de votos e mandatos de cada partido/coligação de uma forma expedita:



Errata:
  • Em 1980 falta assinalar, no sector laranja, PSD 8 mandatos
  • Em 1987 falta introduzir um sector com PRD 7 mandatos
  • Em 1991 falta introduzir um sector com PSN 1 mandato
  • Em 1999 o CDS teve 15 mandatos


Se o leitor estiver interessado em visualizar o arco parlamentar ao longo das várias legislaturas, poderá consultar esta infografia do Público, que, embora tenha menos informação, é rigorosa em termos de mandatos e assinala num mapa o partido mais votado em cada distrito.

O leitor que precisar de conhecer quantitativamente os resultados nacionais, por distrito, por concelho ou por freguesia de todas as eleições legislativas, desde 1999, terá de embrenhar-se neste sítio do Ministério da Administração Interna.
Antes desta data, poderá encontrar os resultados nacionais e por círculo eleitoral no sítio da Comissão Nacional de Eleições.


Sem comentários:

Enviar um comentário