segunda-feira, 27 de junho de 2011

Morreu o empresário Salvador Caetano


Salvador Fernandes Caetano nasceu em 2 de Abril de 1926 na freguesia de Vilar de Andorinho, concelho de Vila Nova de Gaia e faleceu hoje no Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos.
A família era humilde e numerosa e o pai, carpinteiro, não podia custear o curso de Direito com que sonhava. Após concluir o ensino primário, começou a trabalhar com onze anos de idade como ajudante de pintor nas carroçarias de Castro Reis.
Empreendedor, alguns anos mais tarde decide trabalhar sozinho na reparação dos autocarros da empresa de viação Gondomarense.

Entretanto casou-se com a filha de lavradores abastados. Em 1946, aos 20 anos, aproveita o pós-guerra para criar uma indústria de carroçarias, juntamente com o seu irmão Alfredo e com Joaquim Martins, a empresa Martins, Caetano & Irmão Lda que viria a ser o embrião da Toyota Caetano Portugal S.A.

No entanto foi difícil o início de actividade, tendo os sócios decidido abandonar o projecto. Pioneira em Portugal, primeiro da técnica dos perfis de aço e madeira e, em 1955, das carroçarias fabricadas integralmente em metal, a empresa consegue conquistar importantes clientes: em 1961 fornece 12 autocarros de dois pisos ao Serviço de Transportes Colectivos do Porto, uma encomenda que permitiu a entrada em laboração, em 1965, da fábrica para a construção de autocarros, em Oliveira do Douro, Gaia, e ganhar, em 1967, um contrato de exportação de autocarros para a Grã-Bretanha.

No ano seguinte tornou-se representante exclusivo da Toyota em Portugal e, em 1971, começou a laborar a primeira unidade industrial de montagem de automóveis, em Ovar, que, numa década, viria a atingir a montagem de 100 mil viaturas.

Em 1982 adquiriu uma empresa importadora de camiões em situação de insolvência, a A.M. da Rocha Brito, Lda, que transformou na concessionária dos veículos BMW no mercado português — a firma Baviera.

Em 1996, ao comemorar os 50 anos de actividade, Salvador Caetano tinha criado ou adquirido mais de três dezenas de empresas nos mais diversos sectores de actividade, tendo o Grupo Salvador Caetano facturado 1,6 mil milhões de euros em 2006, para os quais a Toyota Salvador Caetano, contribuiu com 382,6 milhões de euros.
O Grupo Salvador Caetano empregava 6100 funcionários em 2006, dos quais 813 na Toyota Salvador Caetano.


Destacamos este episódio que revelou numa entrevista de 2004:

"Naturalmente que, numa actividade já tão longa, é evidente que há sempre 'espinhas'. A que eu tenho mais saliente na garganta, e que não consigo esquecer com facilidade, foi o esforço, o sacrifício que tive que fazer e a luta que tive de travar para conseguir o alvará para montar a fábrica de montagem em Ovar. Isto em 1968. Estávamos em pleno condicionamento industrial e tinha, nessa altura, como inimigo número um tal eng. Torres Campos, que era o director-geral da Indústria e que, de uma forma arrogante, disse-me um dia: "Enquanto eu estiver aqui, quem manda sou eu e você não terá o alvará.” Eu levantei-me e exaltei-me de tal modo que lhe disse: “Quem é você? Você não presta”, quase o insultei e ele ficou muito atrapalhado, vim-me embora e depois o assunto foi resolvido pelo eng. Rogério Matias, que era na altura secretário de Estado da Indústria."


Sem comentários:

Enviar um comentário