quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Governo vende 40% da REN por 592 milhões de euros


Rui Cartaxo, actual presidente executivo da REN


Embora vendendo 40% da REN nesta operação de privatização, o Governo limitava a 25% a parcela a que cada concorrente se podia candidatar. Além disso, o Estado mantém ainda 11,1% da REN, a alienar quando as condições do mercado forem mais favoráveis.

Na conferência de imprensa após o Conselho de Ministros, a secretária de Estado do Tesouro, Maria Luís Albuquerque, explicou que a chinesa State Grid pagará 2,90 euros por acção, num valor global de 387,15 milhões de euros, enquanto a Oman Oil pagará 2,56 euros por acção, num total de 205,06 milhões de euros.
Portanto o Estado vai receber 592 milhões de euros pela privatização da concessionária portuguesa das redes de transporte de energia eléctrica e de gás natural.

Na opinião da secretária de Estado do Tesouro, os dois accionistas "combinam uma interessante mistura" de perfis de investidor financeiro e de parceiro estratégico da energia e "os compromissos assumidos pela State Grid e pela Oman Oil são um voto de confiança na economia portuguesa".


Sem comentários:

Enviar um comentário