quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Vítor Gaspar, um ministro respeitado na Zona Euro - II


Há um ano, era esta a imagem que o governo nos oferecia:





Esta tarde, momentos antes do início da reunião dos ministros das Finanças da Zona Euro, a TVI captou em vídeo uma conversa informal entre Wolfgang Schäuble, o ministro das Finanças alemão, e Vitor Gaspar onde o primeiro reconhece os progressos nacionais e se mostra disponível para ajustar o programa de assistência financeira:

Wolfgang Schäuble: Se no final precisarmos de fazer um ajustamento ao programa [português], depois de tomadas as grandes decisões sobre a Grécia — isso é essencial — mas depois se for preciso um ajustamento do programa português, nós estaremos preparados.

Vítor Gaspar: Ficamos agradecidos.

Schäuble: De nada. Os deputados alemães e a opinião pública alemã não acreditam que as nossas decisões são sérias, porque não acreditam nas nossas decisões sobre a Grécia.

Gaspar: Fizemos progressos substanciais no quadro europeu.

Schäuble: Sim, vocês fizeram progressos.

Gaspar: Fizemos. E agora precisamos de trabalhar.





Entretanto Vítor Gaspar já reagiu à divulgação daquela conversa privada:

"As afirmações feitas pelo ministro das finanças alemão não têm qualquer elemento de novidade ou de notícia. O que o ministro das finanças alemão fez foi a dar a Portugal uma manifestação de simpatia e de apreço pelo sucesso dos esforços que Portugal tem realizado no cumprimento do seu programa de ajustamento."

"Não corresponde de maneira alguma a uma situação em que uma flexibilização do programa português esteja na mesa, neste momento, ou seja procurada por nossa iniciativa. Pelo contrário, o nosso compromisso é o cumprimento do programa."


Sem comentários:

Enviar um comentário