sexta-feira, 9 de março de 2012

Banhistas salvam golfinhos presos em praia do Brasil





Aproximadamente três dezenas de golfinhos encalharam na praia de Arraial do Cabo, perto do Rio de Janeiro, Brasil, cerca das 8:00 da manhã de 05 de Março de 2012. Oo funcionários municipais da limpeza e os banhistas mobilizaram-se conseguindo devolver ao mar estes mamíferos marinhos em escassos minutos.

O arrojamento destes golfinhos (Delphinus capensis) está a ser investigado por especialistas em fauna marinha brasileiros e americanos porque é considerado um acontecimento “extremamente raro”. Um deles, Salvatore Siciliano, disse ao jornal Diário de Pernambuco que, normalmente, apenas dois ou três encalham por ano, geralmente quando estão doentes. Supõe que os animais estavam a fugir de um predador ou estavam desorientados por causa de algum ruído.

Salvatore Siciliano aplaudiu a atitude dos banhistas mas esclareceu que a forma pela qual as pessoas pegaram nos animais foi inadequada. Arrastar os golfinhos pela cauda pode causar lesões sérias, até a morte. E explicou qual é o procedimento correcto:
"Primeiro, as pessoas devem comunicar o que aconteceu aos órgãos responsáveis. Depois, é preciso manter os golfinhos molhados e protegidos do sol, para não desidratarem. Além disso, é importante evitar confusão, barulho e isolar a área."


Sem comentários:

Enviar um comentário