segunda-feira, 14 de maio de 2012

O cataclismo grego - IV


Mensagem do presidente da República da Grécia aos partidos políticos,
durante uma derradeira tentativa de formar um governo de coligação,
para alertá-los sobre a situação dramática do país.


Na semana passada, a Comissão Europeia tinha esclarecido a Grécia que, se deixar de cumprir os seus compromissos, deixará de receber o empréstimo europeu. E para que não restassem dúvidas, foi acrescentado que a tranche de 5,2 mil milhões de euros de Maio iria ser libertada apenas porque já tinha sido aprovada.
Posteriormente, em reacção à incapacidade dos partidos políticos para formarem um governo de coligação, a comissão europeia decidiu que, do total dessa tranche, mil milhões iriam ficar retidos até final de Junho. Como consequência, no próximo mês já não há dinheiro suficiente para pagar aos funcionários públicos e aos pensionistas.

Num discurso alinhado com o da Comissão Europeia, o ministro dos Assuntos Europeus da Finlândia, afirmou:
"Nós consideramos como pré-condição para que a Grécia se mantenha na Zona Euro que cumpra os compromissos que fez com o Fundo Monetário Internacional, com o Banco Central Europeu e com a Comissão Europeia."


*

Segue-se uma amostra das lusas opiniões:

Esquerda Caviar 14 Maio 2012 - 13:04
Gregos
Apelem a Vénus! Paz e amor, eis a receita! A esquerdalha anda por aí a dizer que a culpa é da Merkel e da austeridade. Ok, vendam os seus bens e enviem para a Grécia o seu dinheiro, os gregos agradecem! Querer mandar no dinheiro dos alemães é de uma arrogância extrema.

Anonimo 14 Maio 2012 - 13:11
Parabéns Esquerda Grega
Concordo com o Esquerda Caviar. Acrescento que se o povo Grego escolheu dar o poder à sua esquerdalhada e se esta quer, à sua boa maneira, rasgar os acordos e dizer “Nós não pagamos”, eu acho muito bem que não paguem e que saiam do Euro, de uma vez por todas.
Nós, os europeus trabalhadores e cumpridores, agradecemos. Aos nossos adeptos da doutrina que a Grécia quer adoptar sugiro que sigam o conselho do nosso PM e emigrem para a Grécia, lá poderão viver o Sonho do Socialismo e serão seguramente muito felizes.

Anonimo 14 Maio 2012 - 13:49
Dizia o Marocas
que devíamos fazer o mesmo: não cumprir, provavelmente não pagar. Ficavam só as fundações e os partidos. E os escravos. Alguém se lembra do Zé filósofo?

VLAD TEPES 14 Maio 2012 - 15:04
Que chatice...
“Grécia pode ter problemas em pagar salários e reformas já em Junho.”
E eu muito preocupado.
Vão trabalhar, malandros, e deixem a vida de esplanada.

Anonimo 14 Maio 2012 - 16:14
Não Pagamos, logo
Não Recebemos.
A Grécia (Portugal também, mas em menor grau) tem um nível de despesas muitíssimo superior às receitas. Ou seja, tem falta de dinheiro, logo vive de empréstimos externos.
O "Não Pagamos" só funciona quando temos dinheiro a mais. É como o cartão de crédito: podemos deixar de pagar, mas no futuro ninguém empresta.
Quando temos dívidas é uma bela conversa, mas totalmente inútil. Digo aqui o que já disse em outro jornal: se é isso que querem, paz à vossa alma.

Anonimo 14 Maio 2012 - 16:17
Nabo
Se era para isto, já deviam era ter saído há muito tempo. É claro que existem interesses que durante muito tempo não o permitiram. Bom, lá vamos pagar à nossa banca mais uns milhões que vão perder com dívida grega. Será que os portugueses têm direito a umas férias, à borla, lá?


Sem comentários:

Enviar um comentário