sábado, 5 de maio de 2012

Onda da Nazaré ganha o 'Óscar' do surf de ondas grandes


O havaiano Garrett McNamara ganhou o prémio Maior Onda 2012 dos Billabong XXL Awards com uma onda surfada na Praia do Norte, Nazaré, Portugal, e dedicou-o às gentes desta vila piscatória:
"Sinto-me muito afortunado, por poder surfar todos os dias e dedicar-me às ondas grandes, é um sonho… e eu estou vivendo o sonho… Este prémio é dedicado às pessoas da Nazaré por todo o apoio que me têm dado."

No vídeo vê-se o conjunto de ondas criadas pelo Canhão da Nazaré, o apoio de terra, o reboque do surfista até à onda por uma mota de água e a onda colossal de 24 m (78 foot) a ser surfada por McNamara.

O Canhão da Nazaré, um acidente geomorfológico raro, o maior da Europa e um dos maiores do mundo, consiste numa falha na placa continental com cerca de 170 km de comprimento e 5 de profundidade que canaliza a ondulação do oceano Atlântico para a Praia do Norte criando grandes ondas.





Sem comentários:

Enviar um comentário