quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Um mestre, quase doutor, nunca licenciado


Comunica a presidência da República que o presidente aceitou a proposta que lhe foi apresentada pelo primeiro-ministro de exoneração, a seu pedido, do Dr. Francisco José Pereira de Almeida Viegas, do cargo de secretário de Estado da Cultura, e da Prof.ª Doutora Isabel Maria Santos Silva Leite, do cargo de secretária de Estado do Ensino Básico e Secundário.

Mais acrescenta que aceitou a proposta de nomeação do Dr. Jorge Barreto Xavier e do Mestre João Henrique de Carvalho Dias Grancho para aqueles respectivos cargos.

Também aceitou a proposta de divisão da Secretaria de Estado das Finanças e do Tesouro, sendo o Doutor Manuel Luís Rodrigues nomeado para o cargo de secretário de Estado das Finanças e a Mestre Maria Luís Casanova Morgado Dias de Albuquerque, que desempenhava as funções de secretária de Estado das Finanças e do Tesouro, para o cargo de secretária de Estado do Tesouro.



Debrucemo-nos um pouco sobre o perfil de João Henrique de Carvalho Dias Grancho, futuro secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário, anexado ao Despacho da sua nomeação, em 2 de Setembro de 2011, para o cargo de director regional da Direcção Regional de Educação do Norte.

Formação Académica

Curso do Magistério Primário, pela Escola do Magistério Primário do Porto, 1980.
Curso de Estudos Superiores Especializados em Administração Escolar, pelo Instituto Superior de Ciências Educativas, 1993.
Mestrado em Administração e Planificação da Educação, pela Universidade Portucalense Infante D. Henrique, 2007. Título da dissertação: «A autonomia das escolas em Portugal — Contextos político-legais e perspectivas de desenvolvimento nos estabelecimentos de educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário».
Conclusão da parte curricular do Doutoramento em Educação, pela Universidade Portucalense, 2008.

Actividade profissional

Professor do Ensino Básico (1º ciclo), desde o ano lectivo 1980-1981, integrado no quadro do Agrupamento de Escolas Manoel de Oliveira, Porto, desde 2006-2007.
Exerceu funções docentes no ensino básico, Telescola e Educação Especial, na Universidade Portucalense, em regime de colaboração, no Curso de Especialização em Administração Escolar (2003-2004).
Desempenhou diversas funções na administração educativa, designadamente: Direcção Regional de Educação do Norte, Serviços Técnico-Pedagógicos (1995-1997); Coordenador das vertentes do Pré-Escolar, 1.º Ciclo e EBM (ex-Direcção Escolar do Porto) — CAE Porto (1997-1998); Coordenador Adjunto do Centro de Área Educativa do Porto (1998-2002). Foi formador de professores e pessoal não docente desde 2001, acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, nas áreas e domínios «B09 Organização do Sistema Educativo» e «C22 Práticas de Administração escolar».
Exerceu diversos cargos como o de Presidente da Associação Nacional de Professores (2002-2011); Director do Centro de Formação de Professores Leonardo Coimbra (2002-2011) Director do Jornal O Docente (2002-2005); Coordenador ESHA (European School Heads Association) Portugal (2002-2010); Membro da Comissão Executiva da CESI — European Confederation of Independent Trade Unions (2002-2011) e Vice-Presidente do Departamento de Educação da mesma Confederação durante três anos; Coordenador do Espaço “Convivência nas Escolas” — Associação Nacional de Professores e Universidade Lusófona do Porto — (2006-2011).

Ah, falta acrescentar que este professor do 1º ciclo e frequentador do meio onde vicejou o "eduquês" tem amigos em Vila Real...


Sem comentários:

Enviar um comentário