quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Prossegue a reorganização da rede escolar


O Ministério da Educação e Ciência (MEC) anunciou a criação de 67 novos agrupamentos escolares resultantes do ordenamento da rede educativa, iniciado pelo primeiro Governo Guterres com a aprovação do DL 115-A/98, concluindo o essencial deste processo.

No total são doze os novos agrupamentos com mais de três mil alunos. Uma das novas unidades orgânicas, o Agrupamento de Escolas São Vicente/Telheiras e o Agrupamento de Escolas Virgílio Ferreira, em Lisboa, tem 3953 alunos, sendo a maior unidade criada pela revisão da rede escolar hoje divulgada.

No extremo oposto temos o agrupamento em Vouzela com 802 alunos e o de Viana do Alentejo com 807 alunos, os dois únicos novos agrupamentos com menos de mil alunos.

O MEC diz, em comunicado de imprensa, que a criação das novas unidades orgânicas se baseou nos seguintes princípios essenciais:
  • Reforçar o projecto educativo e a qualidade pedagógica das escolas, através da articulação dos diversos níveis de ensino, do pré-escolar ao secundário;
  • Possibilitar aos alunos a realização de todo o percurso escolar no âmbito de um mesmo projecto educativo, se assim o desejarem;
  • Facilitar o trabalho dos professores, que podem assim contar com o apoio de colegas de diversos níveis de ensino;
  • Ajudar a superar o isolamento de algumas escolas;
  • Racionalizar a gestão dos recursos humanos e materiais das escolas, dando-lhes o melhor aproveitamento conjunto possível.

Os novos agrupamentos entram em funcionamento logo que as novas Comissões Administrativas Provisórias (CAP) sejam nomeadas.


Sem comentários:

Enviar um comentário