terça-feira, 23 de abril de 2013

O atentado de Boston - III


Já foram capturados os alegados autores do duplo atentado à bomba da Maratona de Boston ocorrido no passado dia 15 de Abril.

Cerca da meia-noite de 18 de Abril, Tamerlan Tsarnaev, de 26 anos, assaltou o condutor de um automóvel e obrigou-o a entregar-lhe as chaves do veículo. Mais à frente recolheu o irmão Dzhokhar Tsarnaev, de 19 anos, e conduziu o carro até um posto de gasolina. Aí os dois irmãos saíram da viatura e o dono do carro fugiu.
Pouco depois o carro era localizado e Tamerlan morreu durante o tiroteio com os agentes, mas Dzhokhar conseguiu fugir no carro que abandonou mais adiante. Ao fim da tarde de 19 de Abril foi detectado por meio de um receptor de raios infravermelhos colocado num helicóptero, tendo então sido capturado no barco onde estava escondido.

A queixa-crime foi redigida pelo agente do FBI que conduziu as investigações e assinada, em 21 de Abril, perante uma juíza federal.


21 Abr, 2013, 14:25


Dzhokhar Tsarnaev estava ferido e encontra-se hospitalizado. Interrogado por um juiz federal, confessou ter sido um dos autores das explosões na maratona e revelou que ele e o irmão colocaram as bombas por motivos religiosos, tendo negado qualquer ligação a organizações terroristas.



*


Actualização em 10 de Março de 2015

Dois anos depois, durante o julgamento, a acusação apresentou um novo vídeo dos dois presumíveis terroristas, os irmãos tchetchenos Tamerlan Tsarnaev e Dzhokhar Tsarnaev.

Neste vídeo vê-se o irmão mais novo a chegar sozinho ao local da segunda explosão e pousar a mochila. Quando ocorre a primeira explosão, as outras pessoas olham para o local donde veio o estrondo enquanto Dzhokhar Tsarnaev afasta-se rapidamente, no sentido oposto, segundos antes da segunda explosão. Mais à frente Dzhokhar aparece a correr no meio de um grupo de pessoas sem a mochila.


Sem comentários:

Enviar um comentário