quarta-feira, 13 de maio de 2015

Cenário macroeconómico do PS não será analisado pela UTAO


Os sociais-democratas já haviam solicitado por carta que os socialistas quantificassem as propostas do documento "Uma Década para Portugal" — um relatório que traça um cenário macroeconómico para a próxima legislatura — e esclarecessem 29 questões técnicas.

As bancadas do PSD e do CDS apresentaram um requerimento na tarde de ontem, 12 de Maio, pedindo que fosse "requerido à Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) uma análise técnica do relatório 'Uma Década para Portugal', designadamente se o cenário e as medidas apresentadas asseguram o cumprimento das regras europeias".

Todavia não chegaram a votá-lo porque o PS se opôs: "O requerimento foi retirado porque o PS disse taxativamente que não votava a favor, e nós sempre dissemos que nesse cenário não o íamos levar a votos", disse Cecília Meireles, deputada do CDS.

As bancadas da maioria afirmaram desde o início que o requerimento só seria aprovado se o PS estivesse de acordo: "Os proponentes desde já informam que apenas solicitam a votação do requerimento se o Grupo Parlamentar do Partido Socialista evidenciar que o subscreve ou vota favoravelmente."

João Galamba, deputado socialista que participou na elaboração do cenário macroeconómico, disse ao Negócios que o requerimento foi retirado porque as bancadas da esquerda — PS, PCP e Bloco de Esquerda — manifestaram intenção de votar contra o requerimento.


*

O cenário macroeconómico do PS está reprovado. Segue a opinião de comentadores da notícia no Negócios:

Anónimo 12:38
Quem não deve não teme. O PS perdeu uma oportunidade de mostrar que era sério!

Charliepapa 12:44
Se a proposta é credível, qual o problema de ser analisado pela UTAO? Cada um que tire as suas conclusões... Não entendo porque é que não se obriga a tal, pelo menos iríamos votar em plena consciência!

Manolo 13:10
É lastimável.
Caso a proposta seja boa, teríamos um bom plano para o futuro.
Caso não o seja, teríamos de pensar noutra coisa.
Assim, ficamos a pensar em quem poderá colher dividendos com a incerteza.

Anónimo 13:18
Este cenário podia e devia ser analisado pela UTAU, ou pelo CES, mas visto que não existe interesse do PS, espero que, pelo menos, as principais Universidades de Economia do País analisem o documento e dêem um parecer sobre o mesmo!

Alex67 15:22
Numa série de países do norte da Europa (democracias evoluídas) é normal os programas eleitorais serem analisados por órgãos técnicos sobre a sua exequibilidade. Só no nosso país, que tem um histórico fantástico de boa gestão dos dinheiros públicos e nunca entrámos em banca rota, é que se acha que este cenário é estratosférico. Povo burro...
  • PCarlos2015 15:44
    Concordo totalmente! E continuamos a não aprender nada, com o passado recente!

Anónimo 19:06
Acho bem que o PS recuse. Um ilusionista nunca revela os seus truques de ilusão.

Criador de Touros 19:27
O P$ de António Costa é o partido menos transparente e mais anti-democrático que há em Portugal: este assunto da UTAO é a prova dos nove que faltava. Socialistas vigaristas, passam a vida a enganar o povo com falsas promessas!

Pedro 21:43
Pronto, assim nem foi preciso dar trabalho à UTAO. Já sabemos que nem o PS acredita no seu próprio cenário macroeconómico!


Sem comentários:

Enviar um comentário