segunda-feira, 18 de maio de 2015

Um domingo violento - I


Faltavam 20 minutos para o início do jogo Vitória de Guimarães-Benfica quando alguns adeptos benfiquistas começaram a agredir adeptos vimaranenses:

Uma centena de adeptos do Benfica sem escolta policial irromperam por uma das avenidas que dá acesso ao estádio e envolveram-se em confrontos com adeptos afectos ao Vitória de Guimarães. Houve arremesso de vários objectos, como tochas, petardos e garrafas.

Os poucos elementos do corpo de intervenção da PSP no local viram-se obrigados, inicialmente, a recorrer a tiros de 'shotgun' para apaziguar a situação.

Com o reforço do efectivo, as autoridades efectuaram uma carga policial para dispersar os dois grupos de adeptos e evitar a escalada da violência. Nas imagens televisivas divulgadas na CMTV, foi possível ver elementos do corpo de intervenção da PSP a afastarem um grupo de adeptos vitorianos com recurso a bastonadas, situação que também ocorreu com os adeptos encarnados.

Durante cerca de 10 minutos viveram-se momentos de tensão que obrigaram a uma intervenção policial musculada. Após a actuação da polícia de choque os ânimos serenaram.


No fim do jogo Vitória de Guimarães-Benfica, um grupo de adeptos benfiquistas composto por avô, pai e dois filhos procurou sair do Estádio D. Afonso Henriques quando os ânimos na bancada benfiquista se começavam a exaltar. Os polícias presentes aceitaram a saída da família porque o filho mais novo se sentiu indisposto.

Numa altura em que o menino já estava sentado num muro a beber água, um oficial da PSP de Guimarães aproximou-se e procurou explicar calmamente ao pai que tinha sido uma irresponsabilidade trazer a criança para um jogo de futebol de alto risco. O pai não apreciou a advertência. Começou a discutir e a gesticular com veemência, elevando as mãos acima da cabeça do oficial e à altura do ombro do filho mais velho, um adolescente que entretanto tinha subido para cima do muro.

Desconhece-se o que o homem terá dito ao agente da autoridade, mas o oficial deu-lhe ordem de detenção e tentou algemá-lo. O homem ofereceu resistência e o avô, que tinha vindo acudir ao filho, foi afastado com violência pelo oficial e por outro polícia. O indivíduo levantou-se, foi agarrado por um polícia do corpo de intervenção, continuou a espernear e o oficial, depois de lhe dar algumas bastonadas, conseguiu neutralizá-lo e algemá-lo.

O miúdo foi empurrado durante a detenção do pai, assustou-se e começou a chorar, tendo sido socorrido e afastado do local por polícias do corpo de intervenção, enquanto o irmão e o avô discutiam com os polícias que se encontravam à volta do detido.



Entretanto os adeptos do Benfica vandalizaram o bar do Estádio D. Afonso Henriques situado por baixo da bancada benfiquista, agrediram um dos funcionários e assaltaram o armazém, deixando um rasto de destruição no estádio do Vitória de Guimarães:



À noite, já em Lisboa, durante os festejos do título de bicampeão na Praça Marques de Pombal, alguns jovens vestidos com a camisola do Benfica fizeram detonar petardos. Quando as forças de segurança intervieram, arremessaram pedras, garrafas e outros objectos na direcção dos elementos da polícia, dando origem a uma carga policial:


Actualização em 21 de Maio
A festa em Lisboa para celebrar o bicampeonato do Benfica, entre as 19h30 e as 2h00, foi condensada num vídeo de 60 segundo. Lamentável é ver, no final, os adeptos benfiquistas começarem a detonar petardos e a festa degenerar em violência pura, ficando 16 polícias feridos:

Sem comentários:

Enviar um comentário