sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

Catalunha: vitória do Cidadãos não retira maioria aos independentistas



O partido Cidadãos venceu as eleições regionais na Catalunha com 25,4% dos votos e 37 deputados. Pela primeira vez em doze eleições autonómicas, o partido vencedor não é independentista.




.@InesArrimadas "Hoy podemos decir que somos los ganadores de las elecciones en Cataluña; decían que era imposible y juntos lo hemos conseguido"
.@InesArrimadas "Hoy 1.100.000 valientes han apostado por la unión y han demostrado que la mayoría social catalana se siente catalana, española y europea"
.@InesArrimadas "Incluso con esta ley electoral injusta vamos a seguir luchando por la convivencia, el sentido común y una Cataluña de todos los catalanes; y a partir de hoy lo haremos con más escaños y más fuerza"
@Albert_Rivera "Quiero agradecer a ese 1.100.000 de catalanes que han salido hoy a votar, han cogido su papeleta naranja y que forman parte de esa victoria de @CiutadansCs"
@Albert_Rivera "Estoy orgulloso de presidir este partido; no por los escaños ni votos, sino por la gente que forma parte de esto: gente preparada, valiente y capacitada para liderar el futuro de este país"
.@Albert_Rivera "España tiene que derrotar al nacionalismo en las urnas y tener un proyecto de futuro que ilusione a todos los españoles"
.@Albert_Rivera "La victoria de hoy es de Cataluña, de una España unida y de una Europa fuerte; Visca Catalunya! Visca Espanya! Visca Europa!"


Sendo o Cidadãos um partido de direita, se ganhou numa região que vota tradicionalmente na esquerda, foi justamente por apelar à união de todos os catalães e propor a permanência da Catalunha na Espanha e na União Europeia.
No total, o bloco unionista — Cidadãos, PSC, Comum Podemos e PP — reúne 2,21 milhões de votos e 65 mandatos.

O bloco independentista formado por Juntos pela Catalunha, ERC e CUP perdeu dois mandatos face às eleições de Setembro de 2015, caindo para 70 deputados, mas mantém a maioria absoluta no parlamento catalão que tem 135 lugares. Obteve 2,06 milhões de votos.

Além disso, apesar de então terem concorrido coligados, Juntos pela Catalunha e ERC obtiveram agora mais quatro mandatos, alcançando 66 deputados. Portanto mais um do que o bloco unionista.
Mesmo assim, precisam do apoio dos 4 deputados que restam à CUP (perdeu seis mandatos) para assegurarem uma maioria absoluta no parlamento. Ora esta força de extrema-esquerda só aceita viabilizar um governo catalão que entre em confronto com o governo de Espanha.

Os conservadores do Partido Popular, ao perderem oito mandatos, obtendo apenas 3 deputados, são os grandes derrotados. Além de que, depois de suspender a autonomia catalã, destituir o governo de Puigdemont e convocar eleições antecipadas, Mariano Rajoy esperava obviamente uma vitória das forças defensoras da ordem constitucional.

Depois de Madrid ter recorrido, pela primeira vez, ao artigo 155 da Constituição de Espanha que permite a suspensão da autonomia de uma região, o eleitorado catalão mobilizou-se e 82% dos 5,5 milhões de eleitores foram às urnas, a mais alta taxa de afluência em eleições regionais na Catalunha.
A deriva do eleitorado para o bloco unionista deu-lhe a maioria dos votos mas não se traduziu na maioria de mandatos que devolveria a paz social à região autónoma.


Sem comentários:

Enviar um comentário