terça-feira, 5 de junho de 2012

Revisão da Estrutura Curricular - II


Actualização: DL 139/2012, de 5 de Julho

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Decorrido o prazo da discussão pública sobre a Revisão da Estrutura Curricular, o Ministério da Educação e Ciência (MEC) divulgou as matrizes curriculares dos ensinos básico e secundário organizadas em tempos lectivos de 45 minutos.

Consideremos, por exemplo, o 2º ciclo:


ENSINO BÁSICO - 2.º CICLO
MATRIZ ORGANIZADA EM PERÍODOS DE 45 MINUTOS

Eis dois exemplos de horários possíveis para uma turma do 2º ciclo, ambos respeitando a carga mínima de Português (6), Matemática (6) e Educação Visual (2):


________________________________
Línguas e Estudos Sociais
Português
Inglês
História e Geografia de Portugal

Matemática e Ciências
Matemática
Ciências Naturais

Educação Artística e Tecnológica
Educação Visual
Educação Tecnológica
Educação Musical

Educação Física
________________________________
Tempo a cumprir

_____
12
6
3
3

9
6
3

6
2
2
2

3
_____
30

_____
12
6
4
2

9
6
3

6
3
1
2

3
_____
30



Hoje, acedendo aos pedidos de escolas que pretendiam tempos lectivos de 50 minutos para beneficiar os seus alunos, o MEC publicou no website da Direcção-Geral da Educação, além daquelas matrizes, também as matrizes curriculares com os tempos mínimos por área disciplinar e disciplinas (clique na seta para ampliar):






Consideremos, de novo, o 2º ciclo:


ENSINO BÁSICO - 2.º CICLO
MATRIZ GERAL – TEMPOS MÍNIMOS E TOTAL SEMANAL


Portanto, eis um exemplo de horário para uma turma do 2º ciclo, respeitando a carga mínima de Português (250 minutos), Matemática (250 minutos) e Educação Visual (90 minutos) e também a carga mínima de cada área disciplinar, usando ambos os tipos de matrizes:



_______________________________
Línguas e Estudos Sociais
Português
Inglês
História e Geografia de Portugal

Matemática e Ciências
Matemática
Ciências Naturais

Educação Artística e Tecnológica
Educação Visual
Educação Tecnológica
Educação Musical

Educação Física
_______________________________
Tempo a cumprir

5º ano
______
12
6
3
3

9
6
3

6
2
2
2

3
______
30

6º ano
______
12
6
3
3

9
6
3

6
2
2
2

3
______
30


_















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5º ano
_______
500
250
150
100

400
250
150

300
100
100
100

150
_______
1350

6º ano
_______
500
250
100
150

400
250
150

300
100
100
100

150
_______
1350


No 3º ciclo, aqui fica uma proposta de horário para os 7º, 8º e 9º anos, uma nossa sugestão ao MEC que mantém os 4500 minutos do ciclo, usando ambos os tipos de matrizes:



_____________________________
Português

Línguas Estrangeiras
Inglês
Língua Estrangeira II

Ciências Sociais e Humanas
História
Geografia

Matemática

Ciências Físicas e Naturais
Físico-Química
Ciências Naturais

Expressões e Tecnologias
Educação Visual
TIC e oferta de escola
Educação Física
_____________________________
Tempo a cumprir

7º ano
_______
5

6
3
3

5
2
3

5

6
3
3

7
2
2
3
_______
34

8º ano
_______
5

5
2
3

5
3
2

5

6
3
3

7
2
2
3
_______
33

9º ano
_______
5

5
3
2

6
3
3

5

6
3
3

6
3
-
3
_______
33


_




















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7º ano
_______
200

300
150
150

250
100
150

200

300
150
150

250
100
50
100
_______
1500

8º ano
______
200

250
100
150

250
150
100

200

300
150
150

300
100
50
150
_______
1500

9º ano
_______
200

250
150
100

300
150
150

200

300
150
150

250
100
-
150
______
1500


Note-se que o nº 5 a) do artigo 12º do Despacho normativo 13-A/2012 permite que os departamentos curriculares proponham a distribuição de certos créditos de tempo — os EFI — para reforçar a carga curricular das disciplinas com menor sucesso escolar, ou seja, Português e Matemática.
Anula-se, assim, o decréscimo da carga curricular destas disciplinas quando se passa das matrizes de 45 minutos para as de 50 minutos.


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