quinta-feira, 12 de setembro de 2013

5800 professores já obtiveram contrato a prazo


Neste ano houve Concurso Nacional de professores e, por isso, a tabela seguinte tem duas colunas para o ano lectivo 2013-2014.
Na coluna relativa a este concurso estão discriminados o número de horários declarados pelas escolas, de horários não satisfeitos pelo concurso e de docentes de carreira que obtiveram colocação. Restaram 2185 professores de carreira sem turmas atribuídas.

Concluído o concurso quadrianual para professores do quadro, no dia 30 de Agosto, ficaram disponíveis 6437 vagas que, depois de reavaliadas pelas escolas, aumentaram para 8584.
Seguiu-se o Concurso para satisfação das Necessidades Transitórias. A Direcção Geral da Administração Escolar (DGAE) concluiu hoje a primeira colocação de professores através da reserva de recrutamento (RR01). Em conjunto com esses resultados foi divulgada a Contratação Inicial de Professores que se realizou nesta altura "por forma a possibilitar um melhor aproveitamento dos docentes dos quadros sem componente lectiva", diz o Ministério da Educação e Ciência no comunicado onde divulga os números:

Foram disponibilizados 8584 horários, referentes a necessidades transitórias indicadas pelas escolas. Destes, foram preenchidos 6593, sendo 793 através do recurso a professores de carreira que estavam sem componente letiva (DACL), 5454 através da Contratação Inicial de Professores e 346 através de renovação. Os restantes 1991 horários serão agora disponibilizados para contratação a nível de escola. A reserva de recrutamento decorre até dezembro. Os horários que ficarem disponíveis a partir de janeiro serão disponibilizados diretamente para contratação de escola.



Os professores agora contratados terão de apresentar-se segunda-feira nas escolas, mas o ministro Nuno Crato já garantiu que a sua contratação “produzirá todos os efeitos a 1 de Setembro” — o mês será pago por inteiro e os dias em que estiveram inscritos nos centros de emprego contarão também para efeitos de tempo de serviço.

Ficaram 1392 professores do quadro sem turmas atribuídas — os chamados "horários zero". Os que, até ao final de Dezembro, não obtiverem turma, continuam nas suas escolas de origem a fazer actividades como, por exemplo, a coadjuvação (dois professores em sala de aula), previstas no despacho de organização do ano lectivo, que funcionam como componente lectiva para evitar que sejam deslocados para a requalificação profissional.


Sem comentários:

Enviar um comentário